Logotipo Casar no Alentejo                 

O Protocolo





CONVITES


CONVIDAR OS PADRINHOS

A escolha dos padrinhos poderá ser mais ou menos tradicional consoante a vontade dos noivos.
O importante será escolher pessoas com quem haja afinidade independentemente de terem sido os padrinhos de baptismo dos noivos.
Actualmente escolhem-se as pessoas pelo afecto independentemente de serem um casal, dois homens ou duas mulheres.
Muitas vezes, e para não ter que se optar por uns ou outros padrinhos, alguns noivos chegam a ter três ou quatro pessoas de cada nubente que apadrinham a cerimónia. Os padrinhos devem ser avisados do casamento com maior antecedência principalmente se a madrinha vestir a noiva.


OS(AS) MENINOS(AS) DAS ALIANÇAS

Normalmente as crianças convidadas para levar as alianças são de família ou muito próximas dos noivos. Regra geral, a noiva informa os pais e deve ser responsável pelo pagamento dos vestidos, dando indicações do tipo de traje que melhor se adapta á cerimónia. Caso a noiva não de essa indicação, cabe aos pais das crianças perguntarem antes de tomar qualquer decisão.


QUEM CONVIDA?

NO CONVITE

Conforme o tipo de cerimónia que pretenda assim deve escolher os convites. Independentemente do tipo de convite que escolher existem algumas regras e normas que não deverá ignorar.
Actualmente existe uma panóplia de opções no que respeita aos convites. Para que seja mais fácil decidir o tipo de convite que pretende poderá consultar alguns catálogos disponíveis em lojas especializadas, tipografias e gráficas. Poderá ainda optar por um convite personalizado com um formato e design a seu gosto. Consulte profissionais e peça algumas propostas para que seja mais fácil tomar a decisão.
As regras que não deverá ignorar:
Nome dos convidados
A data (a data, o mês e o ano em que se realiza o casamento são normalmente por extenso), a hora, o local e pelo menos um contacto e data até quando os convidados podem responder.
Normalmente o texto deve de ser escrito na terceira pessoa do singular. Se forem os pais a pagarem o casamento, então são estes que convidam. Se forem os noivos a convidar, significa que serão eles a suportar as despesas.
Manda a norma que sejam distribuídos com um mínimo de trinta dias de antecedência, para que os convidados não assumam outros compromissos.


PRESENTES

Os presentes devem ser entregues pessoalmente e de preferência alguns dias antes da cerimónia.
Pergunte aos noivos se existe alguma lista para não incorrer em comprar algo que não seja do agrado dos noivos ou que seja repetido.
Se optar por oferecer dinheiro deverá entrega-lo num envelope também alguns dias antes do casamento ou pedir o NIB aos noivos para fazer uma transferência bancária. Se possível não deverá nunca entregar a prenda no próprio dia.
Quanto aos noivos, deverão aproveitar a festa para agradecer os presentes, evitando ter que o fazer por escrito depois da lua de mel.
Se preferir agradecer depois, deverá personalizar cada agradecimento e enviar por escrito o seu agradecimento aproveitando as moradas de envio dos convites.



OS CONVIDADOS

O preto e o branco devem ser cores a evitar nos casamentos. Principalmente o branco ou o pérola, cores mais comuns nos vestidos de noiva, pois não é de bom tom alguém usar um vestido da cor do da noiva para não a ofuscar. A noiva é sempre o centro das atenções.
As senhoras que usem chapéu nunca o devem tirar mesmo depois de se encontrarem num recinto fechado. Apenas ao anoitecer as senhoras tiram o chapéu. As luvas, por seu turno, devem ser tiradas antes de se iniciar a refeição. Os homens devem retirar sempre o chapéu sempre que entrem num recinto fechado.



NA IGREJA

O pai está na porta da igreja com o noivo que, ao vê-la chegar, assume a sua posição no interior da Igreja. O pai da noiva deverá ir ter com a filha ao carro que a transporta e acompanha-la ao altar, entregando-a ao noivo.
O noivo aguarda no altar do lado direito de quem está virado para o altar e a noiva do lado esquerdo e assim seguem os respectivos familiares e convidados.


NA FESTA

Os noivos deverão ser sempre os primeiros a chegar ao copo-de-água. Mesmo que o carro da noiva ocupe o ultimo lugar no corso, ninguém deverá entrar na sala antes dos noivos pois são eles os anfitriões.
Nesta altura poderão ter lugar alguns cumprimentos e agradecimentos.

No momento de lançar o ramo, a doutrina divide-se.
O protocolo diz que deve lançar-se o ramo original.
Mas há quem lance um segundo ramo, preparado especialmente para o efeito. Ele destina-se apenas às raparigas que se encontram em fase casadoira, incluindo divorciadas.

Partir o bolo é das últimas fases do ritual, mas há que ter o cuidado de não o fazer demasiado tarde. Os noivos partem o bolo lado a lado, e ao mesmo tempo oferecendo a primeira fatia à pessoa que mais prezam, geralmente, a mãe da noiva.

'Partidas' aos noivos: Colocar as tradicionais latas no carro ainda se tolera, mais do que isso, é de mau tom.

A NOIVA

Chegar atrasada ainda faz parte da tradição. Contudo, é obrigação da noiva proporcionar aos seus convidados um dia inesquecível e grandes atrasos não ajudam a abrilhantar a cerimónia.
Sai de casa com a madrinha que a acompanha no carro. Não obstante, às vezes, as coisas subvertem-se um pouco e a mãe também vai com a noiva. O que o protocolo manda é que os pais estejam ambos na igreja, à sua espera.
Tira as luvas no momento de colocar a aliança. Dá-as à amiga, à mãe e não volta a colocá-las.
Quanto às jóias, não deve levar relógio, mas isso é a regra para a cerimónia.
 



Comentários ()

Publicidade

Serve Bem Bem Manjar

Facebook

Meteorologia


ver dia seguinte
   Beja   Rain  9º | 15º
   Évora   PM Showers  8º | 14º
   Odemira   Showers Late  11º | 16º
   Portalegre   Rain  7º | 12º
   Faro   Rain  12º | 16º
   Lisboa   Rain  12º | 16º
voltar ao dia actual
   Beja   Showers  8º | 16º
   Évora   Thunderstorms  8º | 17º
   Odemira   Showers  11º | 17º
   Portalegre   Thunderstorms  7º | 13º
   Faro   Rain  12º | 16º
   Lisboa   Rain  12º | 16º

Quem Somos

O seu portal de casamentos no Alentejo. Escolha o seu espaço, quintas, hotéis, vídeo, restaurantes, pousadas, catering, fotógrafos, tudo o que pretende para o dia mais importante da sua vida.

Redes sociais

Notícias

É Dia dos Namorados! PERGUNTE-LHE!
A tradição definitivamente já não é o que era! PEÇA O SEU NAMORADO EM CASAMENTO. O dia é sup... [ler mais]

Contactos

Morada  Rua da Palma, 24 7800-286 Beja
Telefone  284 325 330
Email  geral@casarnoalentejo.com

Sondagem:

Como organiza o seu casamento?

Termos e condições | Casar no Alentejo é uma produção da empresa: Alenproduções - Alentejo Produções